Hospital Regional Norte recebe certificação nacional

HRB recebeu certificado de redução de infecções na UTI Adulto.Foto-Divulgação

O Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Ceará,recebeu certificado de redução de infecções na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto emitido pelo Hospital do Coração (HCor) em parceria com o Ministério da Saúde / PROADI-SUS e por meio do Projeto Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil. A certificação foi entregue durante o II Workshop regional da colaborativa em Fortaleza.

A UTI Adulto do HRN alcançou a meta proposta para três anos, reduzindo em 18 meses a incidência de Infecção Primária de Corrente Sanguínea Associada a Cateter Venoso Central (IPCSL), confirmada laboratorialmente de 4,11% para 0%. A redução foi percentualmente de 100%. O setor do Hospital também foi certificado por ter reduzido em 18 meses a incidência de Infecção do Trato Urinário Associado a Cateter Vesical de Demora (ITU-AC) de 3,7% para 0,9, uma redução da média de 76% de ITU-AC.

Os protocolos de segurança do paciente são imprescindíveis para uma rápida e eficaz recuperação, minimizando os riscos de infecções. No HRN, com a adoção de protocolos foi possível reduzir  consideravelmente e até zerar a incidência de casos de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS) na UTI Adulto.

A redução de infecções de forma considerável começou no início de 2017, quando a UTI Adulto 1 começou a integrar o Projeto Colaborativo “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”. A UTI Adulto 2 também passou a integrar o projeto em 2018.

O Projeto nacional é desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com os cinco hospitais de excelência que participam do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS): Sírio-Libanês (SP), Israelita Albert Einstein (SP), Alemão Oswaldo Cruz (SP), Hospital do Coração (SP) e Moinhos de Vento (RS), além do Institute for Healthcare Improvement (IHI). A principal meta é em três anos reduzir em 50% o número as infecções relacionadas à assistência à saúde.

Com informações da ASCOM HRN

Leave a Reply

agosto 2019
S T Q Q S S D
« jul    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031