Hospital tem Programa de Assistência Domiciliar Pediátrico

 Assistência domiciliar desponta como iniciativa em prol da desospitalização. Foto - Divulgação

Assistência domiciliar  é uma iniciativa em prol da desospitalização. Foto – Divulgação

Humanizar o atendimento médico e hospital é uma tendência irreversível, não apenas na área da saúde, mas em todos os segmentos da sociedade que envolvem prestação de serviços às pessoas. Nesse contexto, a assistência domiciliar desponta no cenário como uma iniciativa em prol da desospitalização, trazendo resultados positivos. Para gestores e técnicos da área de saúde, o ato de levar equipes multiprofissionais à casa das pessoas que necessitam de assistência, insumos e equipamentos, contribui significativamente para redução do risco de infecção hospitalar, além de promover um contato mais próximo com a família no aconchego do seu lar, fator relevante para recuperação do paciente que se sente “acolhido”. O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), por exemplo, criou, em 2003, o Serviço de Assistência Domiciliar (SAD). Em julho de 2011, começou o Programa de Assistência Domiciliar Pediátrico (PAD PED).

Os principais objetivos do programa são realizar a desospitalização de pacientes crônicos ou sequelados, que necessitam do apoio da equipe multidisciplinar para poder retornar ao domicílio, prestar assistência domiciliar com segurança, qualidade e humanização, contribuir para a adaptação domiciliar e a integração no serviço de atenção básica de saúde, além de possibilitar o retorno das crianças altamente dependentes para o domicílio e a convivência com a família.

Segundo a diretora do SAD, Úrsula Wille, “desde o início do programa em julho de 2011, até junho deste ano, tivemos 33 pacientes atendidos. Como a maioria dos pacientes é dependente de ventilação mecânica, a rotatividade não é muito frequente”, justifica. A equipe multidisciplinar é formada por 11 profissionais de diversas áreas da saúde, dentre eles médico, enfermeiro, fisioterapeuta, assistente social, nutricionista, farmacêutico, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicólogo, cirurgião-dentista e cirurgião pediátrico.

Com informações do HGWA

Leave a Reply

outubro 2019
S T Q Q S S D
« set    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031