Jovem escritor de Varjota lança segundo livro

 

Mailson Furtado, 22 anos, escritor. Foto - DN

O livro “Conto a Conto”, do escritor Mailson Furtado, será lançado em abril. Com apenas 22 anos, o jovem já exibe seu segundo livro em dois anos de trabalho. Ele conta com o apoio da Prefeitura de Varjota. Além de escritor, Mailson atua também ativamente na comunidade local com a Cia de Teatro Criando Arte, que tem se apresentado em Sobral e região.

O livro de crônicas e contos teve parte de suas histórias baseadas em fatos reais, mas que mesclam-se ao universo da ficção. Vão desde experiências pessoais do autor até contos sobre os males da alma, como a esquizofrenia. Alguns são referência para outras linguagens criativas como o “Minha Filha”, que fala sobre a ditadura e transformou-se em peça teatral.

“Não me prendo a um gênero. Escrevo desde o saudosismo da infância até fatos cômicos ou temas pesados”. O novo livro teve uma tiragem de 500 exemplares e traz 11 contos escritos desde 2007 até 2012.

Prefaciado pelo escritor e presidente da Academia Sobralense de Letras, José Luis Lira, o livro aborda temas como Lembranças, saudades, amor, juventude, amizade. De acordo com o autor, o subjetivismo, linguagem simples, espontaneidade são características marcantes ao longo de cada texto, que já entram como características literárias na sua prosa. O título, segundo ele, veio da ideia de gradação que a produção do livro possuiu. “Cada texto veio por vez, cada um com seu tempo, com sua própria vida”.

Escrevendo desde os 14 anos, ele conta que sua principal inspiração foram as músicas, com destaque para o grupo Legião Urbana. “Eu tentei escrever músicas, mas como não sabia tocar nenhum instrumento, essas músicas viraram poesia. Em 2005 participei de uma companhia de teatro que acabou em seguida. No ano seguinte fundei com um amigo a Cia de Teatro Criando Arte e comecei por necessidade, a escrever os roteiros das peças. A companhia continua até hoje e ainda sou coordenador, escritor e ator da mesma”, explica.

Já no mundo literário, ele conta que admira na poesia os autores Paulo Leminsk, Carlos Drummond de Andrade e Patativa do Assaré. Na prosa, ele se inspira no estilo de Clarice Lispector e Machado de Assis. “Meu estilo é voltado mais para o regional, seja na música ou na literatura. Minha influência musical original foi Renato Russo, mas hoje tenho escutado mais Luiz Gonzaga e outros sons locais”, disse.

Nascido em Cariré e criado em Varjota, ele destaca que o apoio da família é intenso, principalmente por parte dos pais, agricultores. “Eles se sentem orgulhosos por conta disso. Sou o primeiro a lançar um livro literário na cidade, o primeiro da família a entrar na faculdade. Eles gostam disso”.

Mais informações

Mailson Furtado
mailog10@hotmail.com
http://www.mailsonfurtado.com

Fonte: Diário do Nordeste/Regional, 30.03.2013

Leave a Reply

janeiro 2020
S T Q Q S S D
« dez    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031