Lançado livro sobre programa de formação de professores

Padre José Linhares, Professor Teodoro e autora Silvana Figueiredo. Fotos - Divulgação

Padre José Linhares, Professor Teodoro e Silvana Figueiredo. Fotos – Divulgação

A diretora técnica da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), professora doutora Silvana Figueiredo, lançou um livro resultado da sua tese de Doutorado sobre “A Representação Social do Programa Pedagogia em Regime Especial”. O evento foi realizado na terça-feira (16/06),  às 19h, no auditório do Edifício José Euclides Ferreira Gomes, anexo II da Assembleia Legislativa do Ceará.

Professor Teodoro falou sobre o curso Pedagogia em Regime Especial

Professor Teodoro falou sobre o curso Pedagogia em Regime Especial

A autora destacou que a publicação traz o registro do curso de Pedagogia em Regime Especial, implantado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), no Reitorado do Professor Teodoro, hoje deputado estadual, e que trouxe uma modificação muito grande para a educação do Nosso Estado.

O deputado Professor Teodoro, Reitor da Unipace, disse que o Curso foi criado em 1996, obedecendo à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que exigiu o diploma de nível superior para professores do ensino fundamental e médio do País. “A Silvana foi uma das professoras contratadas para participar dessa formação, que trouxe a graduação da capital para o interior. Esse livro é o resultado dessa experiência, que eu cheguei a chamar de uma operação de guerra, por que pegamos os professores leigos, que não tinham formação acadêmica, instruímos esses professores para que eles pudessem levar esse aprendizado para sala de aula”, enfatizou.

A pesquisa da professora Silvana Figueiredo aborda o impacto social, educacional e pessoal que essa formação de nível superior proporcionou. O livro também analisa a formação docente, sua historicidade e o contexto dos professores nos anos noventa no Brasil e no Ceará, além de tratar sobre a Teoria das Representações Sociais, de Moscovici, e a psicodinâmica do processo de ressignificação.

O presidente do Conselho de Educação do Ceará, padre José Linhares, disse que a formação que aconteceu atendeu a uma necessidade urgente, já que haviam muitos professores despreparados, principalmente no interior. “As mudanças que foram feitas no passado refletem na qualidade do ensino que temos hoje”.

Com informações da Universidade Do Parlamento Cearense/facebook

Leave a Reply

julho 2020
S T Q Q S S D
« jun    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031