Mães de prematuros participam de cuidado humanizado

Ação contemplou doze bebês no Hospital Regional Norte.Fotos-Divulgação

Pequenos e frágeis, os bebês prematuros são verdadeiros heróis na luta pela sobrevivência. Para celebrar o Dia da Prematuridade, lembrado em 17 de novembro, e ressaltar os cuidados especiais que os bebês necessitam, o serviço de Neonatologia do Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, unidade do Governo do Ceará, promoveu uma ação de humanização na manhã desta sexta-feira, 16.

GAs mães aprenderam técnicas de sling e receberam orientações

As mamães aprenderam técnicas de sling para facilitar o contato pele a pele e favorecer a celeridade da recuperação dos bebês e receberam orientações de como cuidar dos prematuros para favorecer seu desenvolvimento. Além disso, as mães dos prematuros foram presenteadas com diplomas que ressaltam que as crianças são verdadeiros super-heróis na luta pela sobrevivência. A ação contemplou 12 bebês.

“Os bebês não são crianças pequenas, são prematuros. O desafio é entender que eles têm uma curva específica de peso e altura, têm o sistema imunológico mais frágil e precisam de um cuidado adequado e envolvimento da família”, ressalta a coordenadora da Neonatologia do HRN, enfermeira Maria Cristiane Soares de Lemos. Ao receberem alta hospitalar, os bebês retornam para consultas de acompanhamento que começam semanais, depois quinzenais e mensais até que as crianças estejam bem recuperadas e as famílias adaptadas.

Humanização

Em cinco anos, mais de seis mil bebês foram atendidos na Neonatologia do HRN, que contempla a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), a Unidade de Cuidados Intermediários Convencional (UCINCo) e a Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa). São 44 leitos, dos quais 10 na UTI Neonatal, 25 na UCI Neonatal e nove na Canguru. São atendidos pacientes de 55 municípios da Região Norte do estado do Ceará.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Hospital Regional Norte (HRN)

 

Leave a Reply

outubro 2020
S T Q Q S S D
« set    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031