Medalha da Abolição é entregue a três personalidades

Governador Cid Gomes com os homenageados. Foto - Divulgação

O Palácio da Abolição, sede do Governo do Estado do Ceará, realizou, na noite desta terça-feira (25), a festa da entrega da Medalha da Abolição, a mais alta comenda outorgada pelo Governo. Neste ano a Medalha foi concedida para três personalidades de destaque no Ceará: ao empresário e chanceler Airton Queiroz, ao jornalista Demócrito Dummar (in memoriam) e ao artista plástico Sérvulo Esmeraldo. Os agraciados deste ano receberam das mãos do governador Cid Gomes as medalhas e os diplomas referentes às comendas.

“Esta é uma forma de aplaudir e dizer que temos muito orgulho de nossa concidadania. Airton Queiroz, Sérvulo Esmeraldo e Demócrito Dummar dignificam a comenda que aqui foi entregue. Guerreiros, talentosos, destemidos, sem dúvida pessoas à frente do seu tempo, se vivessem nos idos de 1884, com certeza teriam sido abolicionistas”, discursou Cid Gomes.

A concessão da Medalha da Abolição aconteceu no aniversário de 130 anos da libertação dos escravos no Estado do Ceará, quatro anos antes da Lei Áurea de 1888. O Ceará foi a primeira província a abolir o sistema escravista em seu território, tendo notadamente iniciado em Redenção. Na ocasião, o Governador lembrou o feito histórico onde destacou como um ato que mostra características marcantes do povo cearense e como a sociedade deve hoje se inspirar para superar as adversidades da democracia atual.

O chefe do executivo estadual finalizou seu discurso mencionando a importância dos cearenses agraciados nesta noite. “Aqui estamos para dizer a três cearenses ilustres – um deles, presente apenas em nossa memória – que os admiramos imensamente e que os consideramos exemplos a serem apontados às novas gerações. Chanceler Airton Queiroz, artista plástico Sérvulo Esmeraldo, familiares do jornalista Demócrito Dummar, a Medalha da Abolição, que hoje lhes é entregue, tem o condão de traduzir sentimentos. Ela fala de nossa admiração pelo empresário, o artista, o homem da comunicação, que ajudaram a mudar o Ceará com sua Universidade, suas indústrias, seus jornais e emissoras de rádio e TV, suas esculturas tão inspiradas e tão inspiradoras . O Ceará ficou melhor – e mais belo – depois que vocês passaram a atuar profissionalmente no meio do seu povo”, concluiu Cid Gomes.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação do Governo do Estado

Leave a Reply

outubro 2019
S T Q Q S S D
« set    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031