Ministério da Saúde lança campanha de doação de orgãos

Campanha ‘’Seja doador de órgãos e avise sua família..." Foto - Divulgação

Segundo o Ministério da Saúde, mais de 37 mil pessoas aguardam por um transplante no país. Ainda de acordo com a pasta, a aceitação familiar pelo o ato de doar órgãos é fundamental para o procedimento. O Brasil, aponta o Ministério, é o país latino-americano com maior percentual de aceitação familiar.

Neste contexto, o Ministério lançou a campanha ‘’Seja doador de órgãos e avise sua família. Sua família é a sua voz”, que pretende sensibilizar as famílias e os doadores de órgãos quanto à importância do diálogo sobre esta decisão. O foco principal são os familiares de pessoas que manifestaram em vida a vontade de ser um doador de órgãos. A iniciativa pode ampliar ainda mais a realização de cirurgias que salvam vidas e diminuem a permanência do paciente na lista de espera.

A campanha distribuirá 120 mil cartazes e 470 mil folders em companhias aéreas, postos de pedágio e na rede do Sistema Único de Saúde. Foram produzidos ainda uma peça para a TV com duração de um minuto – também com versão em 30 segundos – e três spots de 30 segundos para rádio. A campanha terá um ano de duração, com concentração entre os dias 24 e 27 de setembro, e tem o apoio dos veículos de comunicação. Assista ao vídeo da campanha:

A Central de Transplantes do Ceará, criada em 1998, funciona 24 horas, na sede da SESA. A Central inscreve receptores potenciais no Cadastro Único ( Lista Única); acompanha e gerencia s listas de esperas para os vários tipos de transplantes; recebe notificações de morte encefálica; distribui de órgãos e tecidos de acordo com os critérios previamente estabelecidos; Credencia serviços de captação e transplante de órgãos e tecidos; resolve aspectos técnicos ( logística); e promove campanhas de esclarecimentos a população sobre doação de órgãos e tecidos.

Serviço

Central de Transplantes – Endereço: Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, Fortaleza-CE/Telefone: (85) 3101-5123/Site: www.saude.ce.gov.br/

Com informações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado

Leave a Reply

fevereiro 2020
S T Q Q S S D
« jan    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
242526272829