Padre João Batista Frota completa 54 anos de sacerdócio

Monsenhor João Batista Frota, missionário da solidariedade. Foto – Arquivo/ Hudson Costa
Padre João Batista foi ordenado em Roma, em 26 de março de 1966.Foto Arquivo/Marcildo Brito

Ordenado em Roma, em 26 de março de 1966, monsenhor João Batista Frota, está celebrando 54 anos de sacerdócio.  Padre João, como é tratado por todos, desenvolve trabalho social, de promoção humana e evangelização na Diocese de Sobral. Também é escritor, com quatro livros publicados. Em 2011, ele recebeu o Prêmio Nacional de Direitos Humanos.

O desejo de servir, a disponibilidade de querer colocar-se como irmão ao lado do povo, para guiá-lo em busca de valores eternos e imutáveis, o espírito de ajuda permanente, são princípios e ideais que marcam a vida do monsenhor João Batista Frota. É profundo conhecedor da alma humana e dos problemas sociais. Sua vida é um testemunho de humildade, fé e trabalho. Tem sempre uma palavra que conforta e um gesto que reanima a esperança.

Sua formação foi aprofundada no Seminário São José em Sobral, no Seminário Maior de Fortaleza e na Universidade Gregoriana de Roma. No curso de Ciências Sociais, em Paris, na França, sistematizou o conhecimento sobre o homem. Nos Kibutz de Israel trabalhou na agricultura, procurando encontrar uma nova maneira de ser padre.

O seu trabalho de irmão consagrado ao serviço dos demais, especialmente dos pobres e dos pequenos, vem contribuindo para a formação de uma comunidade de luta, com melhores condições de vida e fraternidade. Sua atividade pastoral nas paróquias de Santana do Acaraú, Massapê e em Sobral, na zona Norte do Ceará, tem sido marcada de ações que retratam um líder comprometido em construir entre os homens o projeto do Reino de Deus, fazendo da promoção humana a sua evangelização.

Em Massapê, no período de 1971 a 1989, Padre João construiu casas populares em mutirão, criou cooperativa de artesãos de palha e toda uma rede de solidariedade. Também teve atuação na sala de aula, transmitindo conhecimentos e virtudes, responsável maior pela formação de toda uma geração.

Em Sobral, tem continuidade o seu trabalho na construção da felicidade, da paz e justiça social. Um exemplo é o Projeto Cabra Nossa de Cada Dia, possibilitando o leite de cabra para crianças carentes em várias comunidades rurais. O projeto já teve reconhecimento nacional e serve de modelo de convivência com o semiárido nordestino. Em 2011, Padre João recebeu o Prêmio Direitos Humanos, na categoria “Enfrentamento à Pobreza”, concedido pela Presidência da República.

Livros

O monsenhor João Batista Frota, Padre João, é autor de quatro livros: Marcos de Esperança (1995), Construindo o Amanhã (1997), Procurando as Pegadas de Jesus (2009/2016) e Recados (2018), com uma coletânea de mensagens de paz.

Leave a Reply

junho 2020
S T Q Q S S D
« maio    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930