Obras no Bondinho de Ubajara sem previsão para término
Atração turística do Parque Nacional de Ubajara, na Serra da Ibiapaba, no Ceará, o teleférico que tinha previsão de entrega para o fim deste mês, deve levar mais tempo para a conclusão da sua reforma. O equipamento foi desativado em maio de 2015 por questões de segurança e deveria estar funcionando normalmente desde o fim do ano passado.
Conforme a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), as obras de reforma do Bondinho de Ubajara estão em fase final. Porém, após a conclusão da reforma, que ainda não há prazo definido, o teleférico deve passar por um período de testes e avaliação de funcionamento, além de qualificação da equipe de condução, segurança e manutenção. Período que deve durar aproximadamente três meses.
Um vídeo que está circulando nas redes sociais mostra moradores e empresários da região comemorando a chegada de equipamentos para a reforma do Bondinho. A ausência do serviço, que chegou a causar a diminuição do público da região, também afeta moradores que utilizavam o teleférico como meio de transporte.
Os moradores do Distrito de Araticum, que utilizavam o bondinho como transporte, precisam percorrer cerca de 65 km para chegar até a sede do Município. Aguiar diz que os custos com outros transportes chegam a cerca de 15 reais. “Com o bondinho (o morador) gastava menos, resolvia as coisas, e ia embora”, conclui.
Investimento
O Bondinho de Ubajara está recebendo investimento de R$ 9,8 milhões para sua modernização. A obra está sendo executada pela Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) e conta com renovação das cabines; recuperação da estrutura metálica da estação superior; modernização das estruturas e equipamentos eletrônicos e mecânicos.
Também está sendo realizada a recuperação da cobertura da estação inferior; construção de banheiros nas estações; reforma da estrutura de apoio existente na estação superior; urbanização da estação superior com construção de mirante com rampas de acesso e escadaria.
Por Lucas Falconery, G1 CE – 14/05/2019 17h40