Prof. Luciano de Arruda é Doutor Honoris Causa da UVA

Solenidade foi presidida pelo Reitor Fabianno Carvalho. Fotos-Marcildo Brito

O advogado e professor Luciano de Arruda Coelho recebeu o título de Doutor Honoris Causa, concedido pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), na noite de sexta-feira, 01 de agosto, no auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS),  campus Derby, em Sobral. Com o cortejo das autoridades acadêmicas e a composição da mesa, a sessão solene do Conselho Universitário (CONSUNI) teve início às 19h, presidida pelo Reitor, professor Fabianno Cavalcante de Carvalho. O Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), professor René Barreira, representou o governador Cid Ferreira Gomes.

Professor Luciano de Arruda Coelho com professores da UVA e familiares.

O homenageado foi conduzido à mesa de honra pelos filhos Francisco Carvalho de Arruda Coelho, professor da UVA, presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP); e Luciano de Arruda Coelho Filho, advogado, Chefe de Gabinete da Prefeitura de Sobral. Depois da execução do Hino Nacional pela banda de música do município, a Vice-Reitora, professora Izabelle Mont’Alverne Napoleão Albuquerque, fez a leitura da Resolução do CONSUNI, que aprovou o título de Doutor Honoris Causa, por unanimidade, no dia 02 de julho de 2014.

Professor Luciano de Arruda Coelho com familiares.

A saudação ao doutorando foi feita pelo Procurador Jurídico, advogado Emmanuel Pinto Carneiro. Ele explicou que o termo honoris causa constitui uma locução latina que significa por causa de honra, ressaltando que o Título é o mais alto reconhecimento concedido a um cidadão por uma universidade. Destacou o perfil acadêmico-profissional de Luciano de Arruda Coelho, enfatizando as virtudes, méritos, o trabalho desenvolvido pelo progresso de Sobral e sua participação na criação da UVA, sendo membro de seu Conselho Diretor por 20 anos, professor e coordenador do Curso de Ciências Contábeis.

Depois do juramento proferido, com muita emoção, pelo professor e advogado Luciano de Arruda Coelho, o Reitor, professor Fabianno Cavalcante de Carvalho, fez a outorga do título de Doutor Honoris Causa, com a aposição da borla e entrega do diploma.  Falou em nome do agraciado, o seu filho Clodoveu de Arruda Coelho Neto, Prefeito de Sobral, que fez agradecimentos ao Conselho Universitário e a todos que fazem a UVA, pela honraria concedida em reconhecimento ao trabalho de seu pai, que foi voltado às demandas na educação, na administração municipal e no desenvolvimento industrial. Ele também ressaltou a importância da UVA na formação da Sobral contemporânea.

O Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, professor René Barreira, congratulou-se com a UVA, com seus gestores, docentes, servidores e estudantes pela “justíssima e merecidíssima homenagem prestada a um de seus fundadores e idealizadores, demonstrando sua gratidão ao professor Luciano de Arruda”.

O Reitor, professor Fabianno Cavalcante de Carvalho, enfatizou, no encerramento da solenidade, que ,ao longo dos 46 anos de sua trajetória, a Universidade Estadual Vale do Acaraú tem distinguido diversas personalidades, com o título de Doutor Honoris Causa.  “Nesta noite, a UVA reconhece o mérito do professor Luciano de Arruda Coelho com a concessão de sua comenda maior, que, se é motivo de honra para quem a recebe, é, no caso, ainda mais para quem a concede.”

 Solenidade

A mesa de honra foi formada pelo Reitor, Fabianno Cavalcante de Carvalho; a Vice-Reitora, Izabelle Mont’Alverne Napoleão Albuquerque; o Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, René Barreira; o homenageado, Luciano de Arruda Coelho; o Prefeito de Sobral, Clodoveu de Arruda Coelho Neto; o Vice-Prefeito, Carlos Hilton Albuquerque Soares; o Presidente da FUNCAP, Francisco Carvalho de Arruda Coelho; e o Chefe de Gabinete da Prefeitura, Luciano de Arruda Coelho Filho.

Perfil do homenageado

Luciano de Arruda Coelho nasceu no dia 04 de maio de 1931, em Sobral – Ceará. Cursou o primeiro grau no Ginásio Sobralense; o segundo, no Liceu do Ceará, em Fortaleza; e bacharelou-se em Direito na Faculdade de Direito do Ceará, em dezembro de 1954. Casou-se em 1955, com Maria do Carmo Carvalho de Arruda Coelho, sua colega na Faculdade de Direito. No mesmo ano, conquistou por concurso público o cargo de Promotor de Justiça, com atuação em várias Comarcas do Estado.

Dedicou-se às tarefas de caráter comunitário com o membro do Rotary Club e consultor de planejamento em administração municipal e desenvolvimento industrial. Coordenou em Sobral o Programa de Desenvolvimento Industrial, patrocinado pela Universidade Federal do Ceará, que resultou na criação das empresas Cosmac, Lassa e Incassa. Participou da criação da Fundação Universidade Vale do Acaraú (UVA) e foi membro do Conselho Diretor durante 20 anos, sendo também professor e coordenador do Curso de Ciências Contábeis.

 

Deixe uma resposta

novembro 2020
S T Q Q S S D
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  
Comentários