Projeto Cabra Nossa de Cada Dia celebra jubileu de prata

Missa com o Padre João, na Comunidade São Francisco,Serra do Rosário.Foto-Divulgação

Há exatos 25 anos, Pe. João Batista Frota, então pároco da Paróquia do Patrocínio, ouviu um pai desesperado no quinto ano de uma seca que devastou o Ceará. “Pe. João, nós já estamos crescidos, mas vamos ver nossos filhos morrerem de fome se o senhor não nos ajudar”. De coração partido com o apelo do pai, o sacerdote quis saber o que poderia fazer. Com a sugestão de um dos paroquianos, Pe. João buscou recurso com amigos na Europa e adquiriu as primeiras 7 cabras que foram destinadas a famílias de comunidades na serra e no sertão. Hoje o Projeto Cabra Nossa de Cada Dia atua em 17 comunidades com 215 famílias. Ao longo da história, o Projeto beneficiou mais de 800 famílias e mais de mil crianças.

O jubileu de prata do projeto foi celebrado na Comunidade São Francisco, na Serra do Rosário, com santa missa presidida por Pe. João Batista Frota com a comunidade toda reunida na quinta-feira, 26. “O Cabra Nossa ao longo deste tempo tem mudado a vida de muitas famílias. O Senhor quer nos dar a vida e vida em abundância”, ressalta o sacerdote. O objetivo inicial do projeto era reduzir os índices de mortalidade infantil garantindo uma melhor qualidade de vida às famílias carentes e assegurando alimentação de qualidade. Hoje também incentiva o desenvolvimento socioeconômico das comunidades, além de atuar com formação humana, social e cristã.

A metodologia consiste na doação de uma cabra para família necessitada e receber de volta duas crias fêmeas em até dois anos. O Projeto é um dos casos de sucesso que utiliza a caprinocultura como forma de promover melhoria na qualidade de vida de agricultores e familiares. O nome Cabra Nossa de Cada Dia também é uma referência ao Pai Nosso, oração na qual se pede “o pão nosso de cada dia” Pela analogia, os participantes do projeto agradecem a Deus pela cabra que salva vidas através do leite que mata a fome do sertanejo.

O coordenador geral do Cabra Nossa, Jorge Luís de Paula, ressalta que o projeto começou com o objetivo de erradicar a miséria, a fome e a mortalidade infantil e hoje consegue firmar parcerias com instituições como o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran). Desde 2009, a instituição já doou mais de 6 mil animais apreendidos em estradas para o Projeto. “Nós sempre apoiamos o projeto e destinamos os caprinos, em especial as cabras leiteiras, prenhas e os machos pais de chiqueiro”, ressalta Raimundo Torquato, responsável pela fazenda do Detran.

Homilia

Durante a santa missa, Pe João Batista Frota lembrou a liturgia do dia que celebra São Joaquim e Sant’Ana, os pais de Maria e avós do menino Jesus. “A família deve se espelhar na família de Nazaré, mas também em Joaquim e Sant’Ana. Vivemos muita violência e é importante que estes santos, espelho de família, nos encorajem”, ressalta. O sacerdote lembra que Maria, quando recebeu a visita do anjo, entregou-se totalmente: “Maria disse: ‘Eis aqui a serva do Senhor’. Esse deve ser nosso programa de vida: o amor a Deus se exprime em amar o Senhor e a nosso próximo, principalmente os mais pequenos e humildes” ressalta.

Maria é exemplo de amor e doação. “Logo que Maria recebeu o anúncio do anjo de que seria mãe do Salvador, ela foi visitar e ajudar sua prima que estava grávida”, destaca. O Cabra Nossa de Cada Dia também nasceu deste apelo de amor. “Ao longo desses 25 anos, o projeto melhorou a vida de muitas famílias. Parabenizo a todos os que fazem o Cabra Nossa e que possam crescer no amor, na solidariedade, na partilha. O objetivo é ajudar as famílias a terem uma vida melhor, sendo solidários e formando uma grande família. Quero parabenizar pela caminhada e animar a que continuem crescendo nesse espírito para dar testemunho. O Senhor quer que colaboremos na construção de um mundo mais humano, fraterno e feliz”, ressalta

Serviço

Projeto Cabra Nossa de Cada Dia. Contatos (88) 9.9293.1618/ Whatsapp (88) 9.9629.1946. Conta Corrente Caixa Econômica: Agência 0554. 013.272125.7

Fonte: Jornal Correio da Semana, edição 793, 28/7/2018

Leave a Reply

outubro 2019
S T Q Q S S D
« set    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031