Projeto cria o Novo Museu de História Natural do Ceará

Solenidade no foyer do Theatro José de Alencar, em Fortaleza.Foto-Divulgação

O Ceará ganhará um novo equipamento cultural: o Museu de História Natural do Ceará Professor Dias da Rocha. Na noite desta sexta-feira, 23/8, no foyer do Theatro José de Alencar, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e o Museu Nacional assinaram o Protocolo de Intenções que tem o propósito de promover a cooperação técnico-científica e cultural entre as instituições para a construção do novo projeto do Museu de História Natural, que envolve, entre seus objetivos, o restauro do acervo do professor naturalista Dias da Rocha, hoje sob a salvaguarda do Museu do Ceará. A assinatura foi prestiagada por acadêmicos e pesquisadores do Estado, e contou com a presença da secretária Executiva da Cultura do Ceará, Luisa Cela; do reitor da Uece, Jackson Sampaio; do diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner; e do secretario da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda.

Sob gestão da Universidade Estadual do Ceará, o Museu será espaço de pesquisa e de exposições em diálogo com o Museu Nacional e terá sede no Campus Experimental de Educação Ambiental e Ecologia de Pacoti da Uece, na Serra de Baturité, em prédio cedido pela Fundação Educacional Deusmar Queiroz. A criação do Museu de História Natural do Ceará Prof. Dias da Rocha é uma iniciativa pioneira do Centro de Ciências da Saúde da Universidade, fruto da parceria com o Museu Nacional e apoio da FUNCAP.

O restauro do acervo do pesquisador Dias da Rocha, hoje sob a salvaguarda do Museu do Ceará, é o primeiro passo a ser dado pelo projeto. Com ele será formada a primeira exposição do Museu. “É muito simbólico firmar essa parceria com a Uece e o Museu Nacional. Comemoramos que o museu seja instalado em Pacoti. Isso está em sintonia com a política do governo e da secult em descentralizar a política pública para os municípios do inteior. O projeto também é um exemplo para o resto do País. Damos um passo para o desenvolvimento da ciência, da cultura, da memória, do patrimônio e da pesquisa no Estado. É tempo de comemorar e celebrar essa parceria”, destacou a secretária Executiva da Cultura do Ceará, Luisa Cela.

A construção de parcerias é bem vista pelo reitor da Uece, Jackson Sampaio. “Com essa parceria, Teremos um espelho lá no Rio de Janeiro do Museu de História Natural e aqui no Ceará teremos um espelho do Museu Nacional.Fiquei muito feliz.Temos um grande trabalho pela frente e possibilidade de construir etapas novas na academia cearense e brasileira”, comemorou.

O diretor do Museu Nacional, por sua vez, apresentou ao público como está sendo realizada a reconstrução do Museu Nacional e as ações do projeto #museunacionalvive, que propõe atividades de sensibilização da população acerca do patrimônio histórico e natural no Rio de Janeiro e em outras Cidades. “Um museu que não dialoga com a sociedade está fadado à destruição. As sociedades que não investe em seus espaços museaus está em parte instinta. Acho que o Museu Nacional deveria ter como apoiar vários museus de história natural no Brasil”, afirmou.

om informações do Portal da Secult-CE

Leave a Reply

novembro 2019
S T Q Q S S D
« out    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930