Realizado na UVA o II Colóquio Filosofia da Religião

Palavra do bispo diocesano de Sobral, dom Odelir Magri. Foto - Hudson Costa

Na abertura do II Colóquio sobre Filosofia da Religião, na quarta-feira, dia 21, no Auditório Central da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), o bispo da diocese de Sobral, dom Odelir José Magri, fez uma abordagem sobre a secularização, que pode ser considerada a chave de leitura do discurso sobre o fenômeno do religioso na transição do moderno ao contemporâneo em Filosofia. O Colóquio, que teve como tema central “Filosofia, Religião e Secularização”, constou de mesas temáticas e conferências. A programação foi encerrada na noite de quinta-feira, 22 de agosto.

O II Colóquio Filosofia da Religião foi organizado pelo Grupo de Pesquisa em Filosofia da Religião (Gephir), do curso de Filosofia da UVA. As atividades tiveram inicio na manhã de quarta-feira, 21, às 8h, com momento cultural e composição da mesa dos trabalhos, sob a presidência do professor Glaudenir Brasil Maia, diretor do Centro de Filosofia, Letras e Educação e coordenador do Gephir.

Participaram da mesa a pró-reitora de Planejamento, Fátima Lúcia Dantas, que representou a reitora Maria Palmira Soares Mesquita; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Israel Brandão; o bispo diocesano de sobral, dom Odelir José Magri; o capelão das Faculdades INTA, Gerson Pires; o diretor adjunto do Centro de Filosofia, Letras e Educação, Ermínio Nascimento de Souza e o coordenador do curso de Filosofia, Renato Almeida de Oliveira.

Na mesa temática, às 9h, foi explanado o tema “Secularização e Religião em Feuerbach e Marx” pelo professor Eduardo Ferreira Chagas, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Durante a noite, às 19h, houve a conferência de abertura sobre “A crença em Deus e o pensamento pós-metafísico”, ministrada pelo professor Agnaldo Cuoco Portugal, da Universidade de Brasília (UnB).

Na programação de quinta-feira, 22, nos turnos da manhã e tarde, as exposições e debates trataram sobre “Filosofia, Religião e Secularização na Modernidade”, “Política, Religião e Secularização” e “Filosofia, Ciência e Religião”. O professor doutor João A.A. Mac Dowell, SJ, da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE-MG), proferiu a conferência de encerramento, às 19h, com reflexões sobre “Experiência religiosa e mundo contemporâneo”.

 

Leave a Reply

julho 2020
S T Q Q S S D
« jun    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031