Receita Federal lança robô para atender serviços de CPF

Basta que os cidadãos façam o download do aplicativo Telegram no celular.Foto-Divulgação

Desde a última segunda-feira (20/7), contribuintes de Ceará, Piauí e Maranhão, com pendências no seu CPF, vão dispor de tecnologia de atendimento inteligente de um robô, conhecido como chatbot, isto é, um software de atendimento eletrônico à distância que simula conversação por meio de chat.

Para este fim, foi criado o canal “ReceitaFederalOficial” no aplicativo Telegram, que deve estar instalado no celular ou tablet, em que o cidadão é informado e envia documentos exigidos para que a Receita Federal faça a análise e conclua a solicitação dos seguintes serviços:

Atualização/alteração de dados

Regularização

Segunda via

Informação do número do CPF

Consulta à situação cadastral

Consulta de ausência da declaração do imposto de renda (exercício omisso)

“O objetivo é ampliar a comodidade, a agilidade e a resolubilidade de problemas dos contribuintes em relação ao CPF. Isso porque o software inteligente (chatbot) garante maior assertividade, uma vez que o cidadão finaliza a conversa após cumprir todos os requisitos para que a área responsável da Receita Federal analise a solicitação”, avalia o analista-tributário Victor Moreira de Gurjão, responsável pelo projeto.

A medida reforça a importância de evitar que as pessoas se desloquem para algum posto, agência ou centro de atendimento da Receita Federal, protegendo a saúde dos servidores e cidadãos, evitando a aglomeração e a propagação do vírus Covid-19.

Há dez dias, essa forma de atendimento passou por um período de testes apenas para contribuintes de Goiás. De agora em diante, basta que os cidadãos do Ceará, Piauí e Maranhão façam o download do aplicativo Telegram no celular, procurem o canal ReceitaFederalOficial e iniciem o atendimento sem sair de casa, que brevemente será estendido a todo o País.

Escrito por Diário do Nordeste/Redação, 06:53 / 22 de Julho de 2020. DANIEL PRACIANO

Leave a Reply

outubro 2020
S T Q Q S S D
« set    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031