Restauração de imagens sacras no Museu Dom José

               

Imagens de São Francisco de Assis,do Sagrado Coração de Jesus e de São Miguel Arcanjo. Foto - Divulgação/MDJ

Programa de restauração de imagens sacras está sendo desenvolvido no Museu Dom José, em Sobral, zona Norte do Ceará. Há três meses o restaurador Emanoel Marques Albuquerque, de Fortaleza, indicado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), trabalha nas imagens de São Miguel Arcanjo, do Sagrado Coração de Jesus e São Francisco de Assis.

           De acordo com Emanoel Marques Albuquerque, o trabalho de restauração reduz o processo de degradação de uma peça antiga, dobrando o seu tempo de vida.

           A imagem São Miguel Arcanjo, em madeira policromada, é do século XVIII e pertenceu à Igreja Matriz de Sobral. Em estilo barroco, é uma peça de rara beleza e de importância artística e cultural. A imagem do Sagrado Coração de Jesus e São Francisco de Assis, ambas em madeira policromada, são do século XIX.

          A proposta de restauração nasceu de uma visita do prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda (PT), ao Museu, acompanhado do presidente nacional do Iphan, Luiz Fernando Almeida. “O Museu Dom José agradece ao prefeito Clodoveu Arruda pelo apoio que vem sendo dado a essa instituição cultural, patrimônio de Sobral”, destaca a diretora do MDJ, professora Giovana Saboya Mont’Alverne.

           Ela enfatiza que outras imagens já foram restauradas nos últimos anos, como é o caso da imagem de Nossa Senhora do Leite, uma raridade na Coleção de Imaginária do Museu Dom José.

Leave a Reply

agosto 2019
S T Q Q S S D
« jul    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031