Santa Casa de Misericórdia de Sobral realiza cirurgias gratuitas de fissura labiopalatina

Santa Casa de Misericórdia de Sobral realiza cirurgias em parceria com a Smile Train.Fito-Arquivo

Pessoas que possuem Fissura Labiopalatina – abertura na região do lábio e/ou palato (céu da boca) – podem procurar a Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), em seu ambulatório, todas as segundas-feiras, às 14 horas, para fase de consultas e início do tratamento disponibilizados pelo Hospital em parceria com a Smile Train, instituição filantrópica que possibilita que esse tipo de cirurgia e o tratamento multidisciplinar sejam oferecidos gratuitamente em mais de 90 países. Na semana dos dias 30 de setembro e 04 de outubro, a SCMS participou da 2ª Semana Pan-Americana de Fissura Labiopalatina, que acontece no Brasil e em outros países das Américas.

De acordo com o cirurgião plástico, Dr. Agostinho Moura, o objetivo das cirurgias em pessoas que possuem Fissura Labiopalatina é inclusão social e melhoria do desenvolvimento funcional: “O lábio é uma necessidade estética, e o palato é mais funcional. As cirurgias plásticas no lábio são realizadas em crianças a partir de seis meses. Já as cirurgias no palato são realizadas em crianças a partir de dois anos, pois os tecidos estão mais desenvolvidos, e quanto mais precoce for a cirurgia, mais garantia de funcionalidade, como por exemplo na fala da criança”, ressalta.

A SCMS oferece esse tipo de tratamento de forma gratuita durante todo o ano. Os interessados devem procurar o ambulatório do Hospital, toda segunda-feira, às 14h. Segundo Dr. Agostinho Moura, a cirurgia plástica é apenas o início de um tratamento que deve ser acompanhado por outros profissionais: “Para um tratamento eficaz é necessário o acompanhamento odontológico para ajeitar os dentes, fonoaudiológico para estimular a fala, e também é importante acompanhamento psicológico”.

Fissura Labiopalatina

A fissura é um defeito congênito comum que ocorre quando certos elementos e estruturas do corpo não se fundem, durante o desenvolvimento do embrião. As fissuras podem envolver o lábio ou o palato (céu da boca), que é composto por palatos duro e mole. A fenda pode tomar só o lábio ou atingir o sulco entre os dentes, a gengiva, o maxilar superior até alcançar o nariz. Já na fissura palatina, a abertura pode atingir todo o céu da boca e a base do nariz.

Em todo o mundo, 1 em cada 700 crianças nascem com Fissura Labiopalatina. A maioria vive em isolamento, o que dificulta fazer amigos na escola e ir à escola, como também, e mais importante, podem ter dificuldades para comer, respirar, falar e correm o risco de terem desnutrição grave.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Santa Casa

Leave a Reply

outubro 2019
S T Q Q S S D
« set    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031