Secult abre inscrições para projetos do Ceará Junino

O Ceará Junino garante animação em vários municípios. Foto – Arquivo

Os preparativos para a Festa Junina do Ceará vão começar. O XXI Edital Ceará Junino, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), está com inscrições abertas a partir deste domingo, 28/4. Com o objetivo de selecionar e apoiar a realização de iniciativas destinadas à promoção, preservação e difusão das tradições regionais cearenses voltadas para as manifestações próprias do ciclo junino, o edital traz três categorias: Quadrilha Junina (adulta, infantil e da diversidade); Festival Regional de Quadrilhas Juninas e Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino. Ao todo, o Edital destina R$ 3,15 milhões para o apoio a 136 projetos. As inscrições seguem abertas até o dia 13 maio deste ano e são online, feitas pelo site de editais da Secult: www.editais.cultura.ce.gov.br, onde também está disponível o edital e seus anexos.

O XXI Edital Ceará Junino 2019 se insere nas políticas de Patrimônio Cultural para o fomento de bens, produtos e serviços vinculados às manifestações populares do ciclo junino nas várias regiões do Estado do Ceará, com o intuito de contribuir para a ampliação e o fortalecimento das políticas de patrimônio imaterial no Estado do Ceará; reconhecer, valorizar e promover os saberes e fazeres tradicionais da cultura junina cearense; incentivar e difundir os processos da produção, difusão, formação e fruição das manifestações culturais populares dos festejos juninos; e fortalecer as manifestações do ciclo junino no circuito cultural e turístico do Ceará.

Entenda as categorias

A categoria Quadrilha Junina é destinada a iniciativas de valorização, promoção e manutenção de grupos de Quadrilhas Juninas adultas, infantis e da diversidade, que movimentam a cadeia criativa e produtiva das manifestações culturais típicas do período junino no Estado do Ceará.

A categoria Festival Regional de Quadrilhas Juninas é para a realização de eventos com programação cultural voltada para promoção e valorização dos festejos juninos, realizados em locais ou órgãos públicos, abertos ou cobertos, de fácil acesso ao público, contendo, obrigatoriamente, apresentações competitivas de quadrilhas juninas adultas, incluindo casamento, grupo musical regional (com no mínimo sanfona, zabumba, triângulo e pandeiro), feira com comidas típicas do ciclo junino e, preferencialmente, programação adicional de manifestações artísticas regionais e da cultura tradicional popular.

Já a categoria Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino se destina à realização do evento de culminância dos Festivais Regionais de Quadrilhas Juninas apoiados pelo XXI Edital Ceará Junino, a ser realizado em Fortaleza ou em outro município no Estado do Ceará, com a participação de até 21 quadrilhas juninas adultas vencedoras dos Festivais Regionais de Quadrilhas Juninas, incluindo: cidade cenográfica, decoração com elementos do ciclo junino, feiras de comidas típicas e apresentações artísticas da cultura popular próprias desse período.

Quem pode participar

Podem participar do XXI Edital Ceará Junino Pessoas Físicas (somente para a categoria Quadrilhas Juninas, Pessoa Jurídica de Direito Privado da Administração Municipal (somente para a categoria Festival Regional de Quadrilha Juninas) e Pessoa Jurídica de Direito Privado Sem Fins Lucrativos, que poderão inscrever uma proposta em uma das seguintes categorias: Quadrilha Junina; Festival Regional de Quadrilha Juninas e Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino.

Acesse: http://editais.cultura.ce.gov.br/2019/03/26/xxi-edital-ceara-junino/

Leave a Reply

dezembro 2019
S T Q Q S S D
« nov    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031