Sítios arqueológicos recebem nova estrutura de visitação

Sítios arqueológicos integram o roteiro ecoturístico da região leste de Sobral.Fotos-Divulgação
Arte rupestre nos sítios arqueológicos do Complexo Bilheira I e II

Foi entregue, no distrito de Taperuaba, em Sobral, na manhã de 28 de novembro, a nova estrutura de visitação implantada nos sítios arqueológicos de Bilheira I e II. Estiveram presentes o prefeito Ivo Gomes; a diretora do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Ione Carvalho; e o superintendente do Iphan no Ceará, Otacílio Macedo. O evento integrou a programação da IV Semana do Patrimônio Cultural de Sobral.

Foi feito investimento de R$ 70 mil do Governo Federal, com a implantação de uma trilha de 1,5 quilômetro dotada de abrigos e placas de sinalização com informações sobre os painéis de pinturas rupestres. O complexo Bilheira I e II é composto por 12 sítios arqueológicos, que possuem como principais características da arte rupestre, a diversidade de temáticas representadas e de técnicas utilizadas para a sua elaboração, com painéis pintados, painéis gravados e alguns em que ambas as técnicas foram utilizadas.

Os locais integram o maior conjunto de arte rupestre já registrado no Estado do Ceará, designado Enclave Arqueológico da Zona Leste de Sobral, composto por Bilheira (12 sítios), Pedra do Sino (7 sítios) e Olinda (6 sítios). 

A região possui um expressivo conjunto de formações rochosas graníticas, representado por paredões não abrigados, grutas e cavernas, suportes que foram utilizados como telas sobre as quais foram representados o maior conjunto de arte rupestre do território cearense conhecido até o momento.

Os sítios arqueológicos de Bilheira integram o roteiro ecoturístico da região leste de Sobral (Aracatiaçu, Bilheira e Taperuaba), juntamente com as fontes Olhos D’água do Pajé, a Unidade de Conservação Municipal Refúgio de Vida Silvestre Pedra da Andorinha e o Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Fátima.

O local está aberto para visitação gratuita, a partir do dia 29 de novembro. É necessário agendamento e acompanhamento de um guia especializado.

Agendamentos:
De terça-feira a domingo, das 8h às 15h
Outras informações: (88) 3613-1674/3611-2016 ou parquesejardins@sobral.ce.gov.br (Agência Municipal do Meio Ambiente – AMA)

Com informações do Portal da Prefeitura de Sobral

Leave a Reply

dezembro 2019
S T Q Q S S D
« nov    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031