Sobral inicia fase 1 da retomada das atividades econômicas

Recomendação do isolamento social foi prorrogado até dia 3 de agosto. Foto-Divulgação

O prefeito Ivo Gomes anunciou, na noite deste domingo (19/07), que seguindo a determinação do Governo do Estado do Ceará, que Fase 1 de retomada das atividades econômicas do município de Sobral teria início nesta segunda-feira (20/07). Ainda assim, a recomendação do isolamento social permanece, por isso, ele foi prorrogado até dia 3 de agosto.

Além das atividades já permitidas, poderão voltar a funcionar, a partir da próxima quarta-feira (22/07), atividades jurídicas, de contabilidade e de auditoria; empresas de consultoria e de gestão empresarial; atividades administrativas de escritórios e serviços complementares; comércio atacadista e varejista; serviços de corte e costura; shopping; e exibição cinematográfica por meio de “drive in”; entre outras atividades que podem ser conferidas no Decreto nº 2.469.

As atividades liberadas serão monitoradas pela Secretaria da Saúde, mediante acompanhamento contínuo dos dados epidemiológicos no município. Todas as empresas deverão emitir um certificado de autorização de reabertura (clique AQUI), que vai possuir um QR code de segurança, para garantia da veracidade do documento pela Vigilância Sanitária ou pelos fiscais da Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).

As empresas devem ainda se atentar aos protocolos setoriais de segurança, que incluem medidas como, disponibilizar álcool 70%, preferencialmente em gel; zelar pelo uso obrigatório de máscaras, bem como de outros equipamentos de proteção individual que sejam indispensáveis ao trabalho seguro; impedir o acesso ao estabelecimento de pessoas que não estejam usando máscaras; preservar o distanciamento social; manter o ambiente arejado; organizar as filas de dentro e fora dos estabelecimentos; usar preferencialmente meios digitais para a realização de reuniões de trabalho, assembleias e demais atividades que exijam o encontro de funcionários.

Centro comercial

Os bancos permanecem com atendimentos das 8h às 13h e os estabelecimentos autorizados a funcionar só poderão abrir a partir das 14h.

Shopping

O shopping center e outros centros comerciais somente poderão funcionar das 14h às 22h, de segunda a sexta-feira, sem restrição de horário aos sábados e domingos; e com limitação da frequência concomitante de consumidores em 30% da capacidade total do local.

Será necessário manter fechadas as áreas de recreação e lojas como brinquedotecas, de jogos eletrônicos, cinemas, teatros e congêneres; praças e quiosques de alimentação, autorizando-se exclusivamente os serviços de entrega em domicílio e retirada do produto, vedado o consumo no local.

Transporte

A operação do serviço de transporte intermunicipal e interestadual de passageiros regular e complementar permanece proibida. A partir desta segunda-feira (20/07), fica permitida a entrada no município de veículos que tenham o fim exclusivo de transportar trabalhadores para empresas cujo funcionamento tenha sido liberado pela administração pública.

As autorizações para ingresso no município devem ser solicitadas exclusivamente através do e-mail transito@sobral.ce.gov.br, com antecedência mínima de 24h.

Com informações do Portal da Prefeitura de Sobral

Leave a Reply

outubro 2020
S T Q Q S S D
« set    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031