UVA despede-se do ex-reitor Prof.Teodoro com homenagens

Um dos momentos mais emocionantes foi a colocação da bandeira da UVA. colocam sobre o caixão

Momentos emocionante foi a colocação da bandeira da UVA  sobre o caixão. Foto-UVA

A comunidade acadêmica da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) despediu-se do Professor José Teodoro Soares – segundo reitor da UVA, de 1990 a 2006 – morto aos 75 anos na manhã de 18 de agosto de 2016. Uma missa de corpo presente, concelebrada pelos padres Jairo Linhares, João Batista Frota, Ítalo Arcanjo, João Batista Vasconcelos e Assis Rocha, reuniu centenas de amigos, autoridades, estudantes, professores e familiares, na Capela do Preciosíssimo Sangue, no campus da Betânia, na noite de 18 de agosto.

Ao chegar ao campus da Betânia, vindo de Fortaleza, onde o corpo do ex-reitor e deputado estadual foi velado na Assembleia Legislativa, o cortejo fúnebre teve início na entrada principal do prédio da Reitoria da UVA, onde o reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho, a vice-reitora Izabele Mont’Alverne, o ex-reitor Antonio Colaço Martins, a vice-governadora Izolda Cela, o deputado estadual Ivo Gomes, o prefeito Clodoveu Arruda, juntamente com um grupo de professores da UVA, aguardavam sua chegada.

O cortejo seguiu pela Galeria dos Ex-alunos até a Capela, atendendo ao desejo da família. Sob aplausos, o féretro foi recebido por centenas de pessoas. Sobre o caixão, a bandeira da UVA foi colocada pelo reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho e pelos ex-reitores Antonio Colaço Martins e Palmira Soares de Mesquita, sobrinha do Professor Teodoro Soares.

Ao final da missa, seguindo o Cerimonial Universitário, fizeram suas últimas homenagens, o atual reitor da UVA e os reitores anteriores presentes, o prefeito municipal e, ainda, o ex-governador, Cid Gomes.

“Em nome de toda a comunidade acadêmica da UVA, manifesto a enorme gratidão por tudo o que realizou o Professor Teodoro por esta Universidade e que a transformou em uma instituição referência no semiárido brasileiro. Pessoalmente, agradeço o privilégio de ter podido conviver com ele e aprender com sua sabedoria e entusiasmo contagiantes”, disse o reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho.

“Que a alegria de tê-lo tido supere a tristeza de tê-lo perdido”, afirmou, citando Santo Agostinho, o ex-reitor da UVA, de 2006 a 2013, Antonio Colaço Martins.

“Ele foi a figura mais importante na Universidade Estadual Vale do Acaraú. O seu trabalho o coloca entre os notáveis a quem devemos agradecer eternamente sua contribuição”, disse Cid Gomes, ao se referir à “frutífera passagem do Professor Teodoro por Sobral”.

“O Professor Teodoro será sempre lembrado com carinho e saudade, pelo exemplo de trabalho que ele foi e nos inspira”, disse o prefeito Clodoveu Arruda.

A ex-reitora Palmira Soares agradeceu, em nome da família, a solidariedade de todos. “Agradeço por todos estarem presentes a este retorno do meu tio à UVA, onde ele sonhou e nos ensinou que sonhos podem ser realizados, que vale a pena! E somos um produto do sonho dele, porque fomos tocados pela inventividade e genialidade dele. Ele foi um homem extraordinário em sua missão e, certamente, deixa um Ceará diferente”, disse a Professora Palmira Soares.

Após as últimas homenagens na UVA, o corpo do ex-reitor José Teodoro Soares seguiu para Reriutaba, sua terra natal,  onde foram prestadas novas homenagens e realizado o sepultamento no dia 19 de agosto.

Veja GALERIA DE IMAGENS.

Com informações da Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA

Leave a Reply

fevereiro 2020
S T Q Q S S D
« jan    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
242526272829