A história do livreiro de 25 anos que transformou garagem em livraria no interior do Ceará

Legenda: O apoio dos pais de Alexandre de Almeida oportunizou a realização do sonho de abrir uma livraria, justamente em um difícil momento para o mundo e o mercado editorial Foto: Arquivo pessoal

As velhas paredes deram lugar a novas, coloridas e vibrantes. E o lugar que parecia galpão agora tem perfume de oportunidade. No município de Pentecoste, interior do Ceará, um jovem de 25 anos abriu uma livraria onde antes era a garagem de casa. A Raiz de Livro nasceu durante a pandemia de Covid-19, e tem rendido frutos para o entorno.

Foi entre agosto e setembro de 2020 que tudo começou. “Comprei alguns livros novos e seminovos, comecei a divulgar para conhecidos na cidade e foi chegando mais gente. Foi só em dezembro daquele ano que abrimos a loja física. Digo ‘abrimos’ porque minha família deu uma força nisso”, explica Alexandre de Almeida, à frente da iniciativa.

O sonho de lançar algo no segmento era antigo. Caminhava com o multiartista desde muito cedo – apesar de ele não saber quando nem como faria isso. O apoio dos pais oportunizou a realização do desejo justamente em um difícil momento para o mundo e o mercado editorial. “Resolvemos trabalhar juntos pra fazer acontecer”, d

“O interior do Ceará tem muitos leitores. Eu até usaria ‘por incrível que pareça’ nessa colocação, mas não faz sentido. Estar rodeado de leitoras e leitores é algo que se espera. O público da Raiz é tão variado que imagino aonde eu estava que ainda não havia feito isso”.

Segundo ele, Pentecoste possui uma ampla biblioteca pública, bibliotecas nas escolas e bibliotecas comunitárias. A cidade necessitava de um lugar onde a população também pudesse encontrar obras para ter por perto, dentro de casa. A Raiz de Livro surge nesse contexto, batizada assim por conta da paixão de Alexandre por plantas

Tanto é que, se observarmos o logotipo com atenção, notamos que ele traz um livro do qual brotam raízes para baixo. “Criei essa identidade visual, o nome e a livraria para mostrar que podemos nos permitir criar raízes na literatura a partir da diversidade”.

Refúgio

O estabelecimento é pequeno e aconchegante. Um verdadeiro refúgio para conversar, estudar e fazer pequenos eventos. Hoje, o maior acervo é de literatura cearense contemporânea, com cerca de 150 títulos – passeando por editoras e escritores independentes. Mas também há livros usados e seminovos, romances e clássicos nacionais e estrangeiros. HQs, livros infantis, religiosos e material de papelaria igualmente ocupam as prateleiras.

“Para esse tipo de negócio se sustentar e crescer aqui, o viés da venda sempre está presente. Mas espero que, daqui há algum tempo, não seja o principal. A Raiz é um lugar para acolher e dispersar literatura de todas as formas, enraizar mesmo”.

Legenda: Hoje, o maior acervo da Raiz de Livro é de literatura cearense contemporânea, com cerca de 150 títulos – passeando por editoras e escritores independentes Foto: Arquivo pessoal


Serviço
Livraria Raiz de Livro
Localizada em Pentecoste (CE). Aberta a programações culturais. Aceita doações – sejam para a livraria ou para repassar às bibliotecas do município – além de receber livros de autoras, autores e editoras independentes em consignação. Mais informações: por e-mail (raizdelivro@hotmail.com), pelo WhatsApp (85) 98129-7483 ou pelas redes sociais.

Diário do Nordeste – Verso – Escrito por Diego Barbosa, Diego.barbosa@svm.com.br 08:08 / 08 de Abril de 2022.

Deixe uma resposta

maio 2022
S T Q Q S S D
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  
Arquivos