Capes aprova mestrado acadêmico em História da Uece

Campus Itaperi, da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Foto – Tatiana Fortes/ O Povo

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) acaba de ampliar o número de cursos no âmbito dos programas de pós-graduação. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou a aprovação do Mestrado Acadêmico em História, Culturas e Espacialidades (MAHCE), com nota 3, o que permitiu à instituição retomar o caminho deste projeto.

O curso objetiva a investigação no campo da história, culturas e espacialidades, possibilitando a qualificação profissional de professores-pesquisadores para o ensino superior e a pesquisa científica, visando ainda capacitar o corpo discente para atuar junto às instituições públicas e/ou privadas que demandem serviços relacionados com as especificidades historiográficas, bem como formar quadros docentes capacitados.

O mestrado tem como área de concentração “História, Culturas e Espacialidades”, e as seguintes linhas de pesquisa: “Linguagens, Narrativas e Subjetividades”, “Poder, Instituições e Memórias” e “Espaços, Sociedades e Experiências”. “O diferencial do MAHCE está na proposição da área de concentração, que inova em termos acadêmicos na área de história, ao encarar a cultura como elemento plural e constitutivo da experiência histórica, e seu desenrolar temporal no contexto de múltiplas espacialidades, pois, assim como as temporalidades, os espaços são produtos de sedimentação cultural. De tal modo, entendemos as Espacialidades como configuradas em vertentes tanto simbólico-imaginária quanto geográfico-social (territórios, região, oceanos, local, global, espaços sagrados e espaços institucionais, entre outros)” comenta o professor Marcos Diniz, coordenador do programa.

O edital de seleção para a primeira turma será lançado em breve.

Com informações do Portal da Uece

One Response to “Capes aprova mestrado acadêmico em História da Uece”

  • Gilton Barreto de Castro:

    Sou Graduado e Pedagogia e Pós Graduado em Gestão Cultural (UVA) e trabalho há 7 anos no Memorial Pe. Antônio Vieira S.J., no Museu sacro da Igreja de Nossa Senhora da Asusnção de Viçosa do Ceará. Tenho uma pesquisa que venho trabalhando que é a PERSPECTIVA EDUCACIONAL POR VIEIRA, quando ele utiliza a FÉ, a RAZÃO, o PÚLPITO, a ESCRITA, a LÍNGUA, a ORATÓRIA como forma de CATQEQUIZAÇÃO. Tenho um sonho em cursar um Mestrado em História, já tenho dois livros editados e estpu editando um outro livro agora em 2020. Como tinha interesse de fazer esse mestrado! Abraços e boa-sorte no curso!!!

Deixe uma resposta

julho 2022
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Arquivos