Correio da Semana participa em Recife da exposição “Jornais Centenários do Brasil e Portugal”

Correio da Semana: Reportagem sobre o Eclipse Total do Sol, observado em 29 de maio de 1919 em Sobral
A história de 34 jornais centenários portugueses e 18 brasileiros, entre eles o Correio da Semana

O jornal Correio da Semana, da Diocese de Sobral (CE), está participando de uma Exposição que reune 52 jornais centenários do Brasil e Portugal, na cidade de Recife (PE). A mostra está sendo exposta em 30 painéis diferentes, ficando disponível para visitas do dia 18 de outubro até 17 de novembro, na Galeria Baobá, campus Casa Forte da Fundaj.


“Jornais Centenários do Brasil e Portugal: um legado cultural”, é o título que nomeia a exposição da Associação Portuguesa de Imprensa, realizada em parceria com a Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP) e Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Segundo Múcio Aguiar, presidente da Associação da Imprensa de Pernambuco, o evento que reúne dois países e uma só língua valoriza os jornais centenários como instituições que tem como objetivo serem a memória viva dos últimos séculos “Com essa mostra, a Associação da Imprensa de Pernambuco busca levantar uma reflexão da importância da preservação dos jornais centenários como patrimônio cultural”, afirmou o presidente.


O jornal Correio da Semana foi localizado através da Associação Cearense de Imprensa que foi convidada para visitar a exposição. Até então o nordeste tinha 4 jornais impressos, mas faltava um centenário que representasse o Ceará. “Sinal de reconhecimento pela brilhante trajetória do próprio jornal”, ressalta Pe. Lucas, diretor do Jornal Correio da Semana.


Em 2018 a exposição passou pelo parlamento europeu na Bélgica, mas foi exclusivamente dedicada a expor os jornais de Portugal. No Brasil os painéis contarão a história de 34 jornais centenários portugueses e 18 brasileiros, entre eles, o Correio da Semana, Diário de Pernambuco (mais antigo em circulação), Jornal do Commercio e Estadão. Entre os de Portugal, está o mais recente centenário, com poucos meses de completos, O Figueirense (de Figueira da Foz, Coimbra).

Com informações do jornal Correio da Semana, edição 856, pág. 16

Deixe uma resposta

janeiro 2021
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Comentários
Arquivos