Projeto Cabra Nossa de Cada Dia celebra jubileu de prata
Há exatos 25 anos, Pe. João Batista Frota, então pároco da Paróquia do Patrocínio, ouviu um pai desesperado no quinto ano de uma seca que devastou o Ceará. “Pe. João, nós já estamos crescidos, mas vamos ver nossos filhos morrerem de fome se o senhor não nos ajudar”. De coração partido com o apelo do pai, o sacerdote quis saber o que poderia fazer. Com a sugestão de um dos paroquianos, Pe. João buscou recurso com amigos na Europa e adquiriu as primeiras 7 cabras que foram destinadas a famílias de comunidades na serra e no sertão. Hoje o Projeto Cabra Nossa de Cada Dia atua em 17 comunidades com 215 famílias. Ao longo da história, o Projeto beneficiou mais de 800 famílias e mais de mil crianças.
O jubileu de prata do projeto foi celebrado na Comunidade São Francisco, na Serra do Rosário, com santa missa presidida por Pe. João Batista Frota com a comunidade toda reunida na quinta-feira, 26. “O Cabra Nossa ao longo deste tempo tem mudado a vida de muitas famílias. O Senhor quer nos dar a vida e vida em abundância”, ressalta o sacerdote. O objetivo inicial do projeto era reduzir os índices de mortalidade infantil garantindo uma melhor qualidade de vida às famílias carentes e assegurando alimentação de qualidade. Hoje também incentiva o desenvolvimento socioeconômico das comunidades, além de atuar com formação humana, social e cristã.
A metodologia consiste na doação de uma cabra para família necessitada e receber de volta duas crias fêmeas em até dois anos. O Projeto é um dos casos de sucesso que utiliza a caprinocultura como forma de promover melhoria na qualidade de vida de agricultores e familiares. O nome Cabra Nossa de Cada Dia também é uma referência ao Pai Nosso, oração na qual se pede “o pão nosso de cada dia” Pela analogia, os participantes do projeto agradecem a Deus pela cabra que salva vidas através do leite que mata a fome do sertanejo.
O coordenador geral do Cabra Nossa, Jorge Luís de Paula, ressalta que o projeto começou com o objetivo de erradicar a miséria, a fome e a mortalidade infantil e hoje consegue firmar parcerias com instituições como o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran). Desde 2009, a instituição já doou mais de 6 mil animais apreendidos em estradas para o Projeto. “Nós sempre apoiamos o projeto e destinamos os caprinos, em especial as cabras leiteiras, prenhas e os machos pais de chiqueiro”, ressalta Raimundo Torquato, responsável pela fazenda do Detran.
Homilia
Durante a santa missa, Pe João Batista Frota lembrou a liturgia do dia que celebra São Joaquim e Sant’Ana, os pais de Maria e avós do menino Jesus. “A família deve se espelhar na família de Nazaré, mas também em Joaquim e Sant’Ana. Vivemos muita violência e é importante que estes santos, espelho de família, nos encorajem”, ressalta. O sacerdote lembra que Maria, quando recebeu a visita do anjo, entregou-se totalmente: “Maria disse: ‘Eis aqui a serva do Senhor’. Esse deve ser nosso programa de vida: o amor a Deus se exprime em amar o Senhor e a nosso próximo, principalmente os mais pequenos e humildes” ressalta.
Maria é exemplo de amor e doação. “Logo que Maria recebeu o anúncio do anjo de que seria mãe do Salvador, ela foi visitar e ajudar sua prima que estava grávida”, destaca. O Cabra Nossa de Cada Dia também nasceu deste apelo de amor. “Ao longo desses 25 anos, o projeto melhorou a vida de muitas famílias. Parabenizo a todos os que fazem o Cabra Nossa e que possam crescer no amor, na solidariedade, na partilha. O objetivo é ajudar as famílias a terem uma vida melhor, sendo solidários e formando uma grande família. Quero parabenizar pela caminhada e animar a que continuem crescendo nesse espírito para dar testemunho. O Senhor quer que colaboremos na construção de um mundo mais humano, fraterno e feliz”, ressalta
Serviço
Projeto Cabra Nossa de Cada Dia. Contatos (88) 9.9293.1618/ Whatsapp (88) 9.9629.1946. Conta Corrente Caixa Econômica: Agência 0554. 013.272125.7
Fonte: Jornal Correio da Semana, edição 793, 28/7/2018