Monsenhor Gonçalo é Professor Emérito da UVA

Solenidade no Centro de Treinamento de Sobral (CETRESO). Foto - Hudson Costa

A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) outorgou o Título de Professor Emérito ao monsenhor Gonçalo de Pinho Gomes em reconhecimento a seu relevante contributo como sacerdote, educador e, notadamente, como docente e diretor do Centro de Letras e Artes da UVA. A cerimônia ocorreu às 20h do dia 26 de fevereiro, no Centro de Treinamento de Sobral (CETRESO), com representação da comunidade acadêmica, religiosos, familiares e amigos do homenageado.

Após a execução do hino nacional brasileiro, o reitor da UVA, professor Antonio Colaço Martins, declarou aberta a sessão e convidou o secretário dos Órgãos Superiores da UVA, professor Manoel Valdeci de Vasconcelos, para a leitura da Resolução do Conselho Universitário (CONSUNI). O Título foi concedido por unanimidade do Conselho, no dia 15 de janeiro de 2013, no ensejo das comemorações do jubileu de ouro de ordenação sacerdotal do monsenhor Gonçalo de Pinho Gomes, vigário geral da Diocese de Sobral.

 Na etapa seguinte, o monsenhor Francisco de Assis Magalhães Rocha, membro do CONSUNI, proferiu saudação ao monsenhor Gonçalo de Pinho Gomes, destacando sua trajetória de vida e sua reconhecida contribuição nos campos da religião e da educação. Dando sequência à solenidade, o reitor Antonio Colaço Martins fez a entrega do diploma de Professor Emérito.

“Estou muito feliz e agradeço a todos que me honraram com esse título. Sinto-me lisonjeado”, declarou monsenhor Gonçalo de Pinho Gomes, que também falou do seu trabalho pastoral e do magistério, como pároco da Catedral de Sobral por 35 anos, professor durante 31 anos e seis meses no Colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota e atuação no ensino superior, na Faculdade de Filosofia e na UVA, por um período de 20 anos.

 No encerramento da sessão, o reitor Antonio Colaço Martins ressaltou a honra de a UVA ter o monsenhor Gonçalo de Pinho Gomes como Professor Emérito. “Para ensinar teve que aprender e para aprender deixou a família. Esse ato de outorga traduz justiça, gratidão e honra”, disse o Reitor.

Mesa

A mesa de honra foi composta pelo reitor da UVA, professor Antonio Colaço Martins; vice-reitora, professora Palmira Soares de Mesquita; monsenhor Gonçalo de Pinho Gomes; bispo da Diocese de Sobral, dom Odelir José Magri; monsenhor Francisco de Assis Magalhães Rocha; professor João Edson Andrade, representando o deputado estadual José Teodoro Soares e a Academia Sobralense de Estudos e Letras; professora Edna Lúcia de Carvalho Lima, representante do prefeito José Clodoveu de Arruda Coelho Neto.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA

Deixe uma resposta

janeiro 2021
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Comentários
Arquivos