VIII Festival Música na Ibiapaba movimenta Viçosa do Ceará
O Festival Música na Ibiapaba, na sua oitava edição, teve na abertura, no dia 23 de julho, apresentação do Trio Madeira Brasil (RJ) na Praça da Matriz, em Viçosa do Ceará. A programação prossegue até o dia 30. Neste período é possível ouvir o som de flautas, sanfonas, guitarras e baterias; é o talento dos alunos das oficinas espalhadas nas praças, escolas, e igrejas. Durante o dia, os alunos interessados em se apresentar, inscrevem suas bandas ou solo. Passam por uma seleção feita pelos próprios professores e durante a noite participam da festa.
Toda noite o evento reserva ao público uma surpresa. Antes da apresentação principal, acontece a Roda de Som com os alunos; são bandas que se apresentam formadas em meio as oficinas, ou resultado de encontro de outros festivais. A Roda de Som dos alunos é uma oportunidade dos mestres acompanharem o resultado das oficinas.
O evento é um verdadeiro encontro da música brasileira com a natureza farta da região da Ibiapaba. São 50 oficinas, com 74 turmas e mais de mil jovens aprendizes de vários municípios do Ceará – também de outros estados como Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba, entre outros.
Nesta edição, o festival homenageia oito importantes nomes da música brasileira – cearenses e de outras partes do Brasil. São eles: Carlinhos Ferreira, Radegundis Feitosa, Ramos Cotoco, Assis Valente, Evaldo Gouveia, Mário Lago, João Gilberto e Roberto Carlos.